domingo, 7 de junho de 2009



Olá a todos os apaixonados pela arte de confeitar.
É com muito prazer que dou início a esse blog, o qual pretendo dividir minas experiências profissionais e pessoais com todos aqueles que por aqui passarem.

Comentários serão sempre bem vindos, afinal de contas temos de nos unir, para que consigamos mostrar ao mundo que o Brasil sabe fazer confeitaria, que nós temos profissionais de ponta e matéria prima tão boa ou superior quanto as provenientes de fora.

Por uma confeitaria BRASILEIRA e pelo AMOR a profissão!

Meu primeiro relato, será de um treinamento que realizei nessa primeira semana se Junho.
Para os que acompanham meu trabalho, sabem que grande parte da minha formação de base deve-se ao Senai. Lá foi onde aprendi a fazer meu primeiro pão-de-ló que não parecia uma sola de sapato e outras pequenas delicias da confeitaria Brasileira.
Foi lá também onde me formei como Técnico em Processamento de Alimentos e conheci pessoas fantásticas, as quais felizmente mantenho contato até hoje (Prof. Beth, Prof. Estebe, Prof. Mauro, Prof. Humberto, prof. Mariangela dentre outros).

O tempo passou, e o aluno que vez ou outra dormia nas aulas (sempre fui um pouco desatento), voltou a escola para repassar seus conhecimentos a aqueles que formaram suas essências.
Em 2008 realizei meu primeiro treinamento em Esculturas de Chocolates, Entremets, Small cakes e Sobremesas Empratadas para todos os professores do Senai a nível Brasil. Sem dúvida, foi uma das maiores conquistas de minha carreira e um dos maiores desafios até então.

Outros treinamentos foram realizados ao decorrrer daquele ano, até que no final de Maio de 2009 sou contratado para treinar a jovem representante Brasileira, Marília Alves, para o World Skills 2009 (www.worldskills.com).

Objetivo: Desenvolver uma escultura em chocolate, com tema livre, assinada por mim de forma que seja reproduzida no World Skills 2009.
Sem dúvida alguma mais um excelente desafio em minha vida, afinal de contas é uma responsabilidade e tanto realizar um trabalho dessa magnitude.

Felizmente, durante os cinco dias que permaneci no Senai Barra Funda, juntamente com Nélio Felix (Treinador Oficial e Coordenador da Área de Alimentos do Senai Alagoas)  e Marília, o trabalho fluiu perfeitamente bem e ao final do treinamento, a escultura estava desenvolvida, estável e dentro dos padrões estipulados.

Todos estavam satisfeitos (meu sorriso não cabia em meu rosto) e prontos para a etapa seguinte, a qual ficará a encargo de Marília que terá de treinar a montagem da peça inúmeras vezes até atingir a perfeição.

Durante os dias que passei ao lado dela, fiquei extremamente feliz em ver no olhar de uma jovem tamanho amor pela profissão, dedicação e garra, afinal de contas para aguentar 14hs de treinamento diário, só é possível com muito amor pelo que se faz!

Amor pela profissão............é algo que sempre foco em meus treinamentos, pois quando fazemos com amor, não há limites.

Que o amor de Marília a encha de fé, perseverança e dedicação e abra as portas para o Brasil lá fora!
Sem dúvida, para nós, você já é uma vencedora!!!

Muita sorte, muita calma e muito açúcar, chocolate, creme........!!!

Nós somos do tamanho de nossos sonhos!

5 comentários:

LESKINHA disse...

Parabéns vc é maravilhosooooooooo...DEUS ABENÇOE SEMPRE SUAS MÃOS....Sou sua seguidora e admiradora...Espero um dia ter ao menos 1% da sua capacidade em confeitaria...um bj na alma.

cheff patissier marco siqueira disse...

Olá amigão Diego, é isso aí cara, somo mesmo do tamanho de nossos sonhos e eu sou prova disso, estou realizando os maus agora, muita sorte, muita luz ,aaaaahhhhhhhhhh seja sempre uma pessoa humilde, nunca deixe o sucesso subir a cabeça, abração amigão até....

Unknown disse...

Diego surpreende ...sempre!.
Sucesso,
Tompson Góes

Thaís Bazzo disse...

Sweet ...
Quando vi o nome do BLOG lembrei de anosssss atrás, quando a gente sonhava com isso "Uma confeitaria brasileira" e hoje só posso te dizer muito muito muitooooo o brigada por fazer do seu sonho um orgulho nacional. Devo dizer que me sinto no direito de sonhar junto com você!

Hoje o menino que brincava de chocolate é referência e inspira novos jovens a sonhar o nosso doce sonho.

Chocolate bro... tenho muito orgulho de você e LUV. ever!!!

SAUDADESSSS!!!

Camila T. disse...

Diego, estou estudando essa área de confeitaria e fico muito orgulhosa de ver que você teve garra para chegar onde esta e que acima de tudo quando chegou permaneceu humilde e valorizando o Brasil...Você é uma inspiração muito boa para qualquer um que deseja seguir nessa área tão saborosa...

beijos e continue assim...te admiro muito...

Camila T.T.