segunda-feira, 21 de junho de 2010

Viva o NOVO!

Boa Noite!

Estou aqui para comentar a respeito de um assunto que muito me intriga, quase que todos os dias da minha vida.
Como todos sabem e sempre faço questão de deixar claro, não sou a favor do óbvio, corriqueiro, tradicional. Eu gosto mesmo é de inovar, surpreende, ousar e em alguns casos assustar.

Quando nos dedicamos a criar sabores e conceitos, estamos literalmente dando a cara a tapa. Impossível prever quando algo agradará àqueles que degustarão nossas "impressões gastronômicas".
Acredito que o momento de criação de um artista, chef, etc, está diretamente relacionado ao seu estado de espírito no período em questão.

Vez ou outra me pego analisando minhas criações, em sua grande maioria, registradas pelas lentes de Fernando Mazza e fico impressionado com o que está escrito nas "entrelinhas".

Muitas pessoas me questionam em que me baseio, no momento em que estou combinando sabores, decorando ou até mesmo dando vida as minhas esculturas.
Lógico que a técnica e bases de confeitaria são minha guia, todavia, sempre me deixo levar pelo batimento do meu coração, a paixão pela profissão e acima de tudo, liberdade de expressão.

A  minha obra deverá agradar primeiramente a mim, sempre. Sabe aquela sensação de paz de espírito, tranqüilidade? Pois bem, se faço algo que gosto é assim que me sentirei ao final.
Independente do resultado final, o importante é acalmar minha alma.

Não preciso dizer quão satisfeito sou com minha profissão, porém, vale ressaltar que sou ainda mais feliz pelo simples fato de produzir arte comestível e poder agradar (ou não) aos mais diversos paladares.

É fato que o ser humano ainda é resistente ao novo. Ainda hoje, grande parte da população opta por escolher aquilo que já conhece, não por falta de curiosidade, mas pelo medo do NOVO.
Essa palavra assusta muitas pessoas, não somente na gastronomia, mas em todos os aspectos da vida.

O novo é incerto. O novo não possui referências. O novo assusta.

Muitos me acham louco ou "moderno" demais e talvez realmente o seja, mas uma coisa é fato, jamais deixarei de criar o que meu coração mandar.

Afinal, todo dia é um NOVO dia.

Ouse, crie, inove. Viva a Confeitaria Brasileira!!!

Abaixo, algumas de minhas criações que marcaram alguns momentos da minha vida profissional e pessoal:


















www.diegolozano.com.br
www.galeriachocolate.com.br

4 comentários:

Luciene Cazella disse...

Simplesmente linda as suas palavras e esse é você, NOVO todo dia. Beijos

Preciada disse...

Pessoas como você é que fazem a diferença. Sair da ZONA DE CONFORTO é assustador, mas esses desafios é que movem o mundo, em todas as áreas.
PARABENS E OBRIGADO POR TUDO

Unknown disse...

Marcos Fernando.
Boa tarde Diego,muitos podem te achar louco,mas p/mim vc é um artista, sem nenhuma demagogia. muitos não sabem que o seu talento é um dom de DEUS, ELe não da p/ qualque um, porque Deus sabe os que iram colocar em pratica. Por isso que DEUS te escolheu, porque ELE conhece teu coração.
Desde ja um abraço.
Atenciosamente: Marcos Fernando.

Pierre Alvez disse...

Olá Diego olha eu aqui um dos seus alunos aprendiz fã numero um do seu trabalho, poxa o que dizer de vc, de suas criações nem sei Diego so posso dizer que alem de tudo vc é abençoado com um dom que encanta e espanta algunas pessoas mas que no fundo nos deixão tocados!! abs