terça-feira, 22 de junho de 2010

Ensinamento

Boa Noite!

Essa semana estou inspirado, portanto, segue mais um assunto interessante a ser repartido com vocês.

Há aproximadamente 06 anos venho ministrando cursos de confeitaria. 
Minhas primeiras experiências foram com a Harald e confesso que durante alguns meses não foram muito positivas. Ensinar e lidar com pessoas, pode ser algo extremamente prazeroso ou em alguns casos, tenebroso, principalmente para um jovem inexperiente.

Após algum tempo e com um pouco mais de experiência, passei a me aventurar com cursos na Chocolândia, onde conheci pessoas que ainda tenho como amigas atualmente.

De lá, literalmente saltei para meus cursos particulares, todos planejados e organizados por mim, os quais felizmente realizo até os dias de hoje.

Desde o início, perdi as contas de quantas pessoas me disseram que o que eu estava fazendo era uma grande estupidez, afinal de contas, onde já se viu dividir os conhecimento adquiridos ao longo de minha carreira com pessoas que não conhecia e possivelmente seriam minhas "concorrentes" num futuro não tão distante (?) (!).

Confesso que nunca levei em consideração, apesar de sempre ouvir educadamente tudo o que me "aconselhavam".

Vou explicar o motivo:

Desde o início de minha carreira, sempre recorri aos livros como minha principal fonte de consulta e aprendizado. Nunca tive muitos amigos Chefs e os poucos que procurei durante minha adolescência, se negavam a auxiliar-me pois sentiam-se ameaçados ao compartilhar seus conhecimentos (!).
Tudo que aprendi, foi, literalmente, na raça. Erro atrás de erro, noites em claro, choro, momentos de stress e desespero, porém, sempre achei que quando tivesse um nível de conhecimento adequado, passaria a dividir com aqueles que, assim como eu, queriam aprender.

Dividir nunca é demais!!!

Quando meus cursos passaram a atrair interessados, fui descobrindo que eu não estava formando "concorrentes", na verdade, conquistando amigos e auxiliando na formação de Confeiteiros Brasileiros, aqueles realmente apaixonados pela arte de confeitar e adoçar a vida.

Impossível descrever a satisfação em saber que tudo aquilo que você aprendeu, é compreendido, aplicado e em alguns casos repassado a inúmeros profissionais.

Portanto meus caros, hei de confessar que dividir conhecimento engrandece a alma e atrai semelhantes.

Ensinem! Dividam! Conquistem!


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." 

(Cora Coralina)




Viva a Confeitaria Brasileira!




7 comentários:

Creative Cakes by Mônica disse...

Lindo depoimento!
parabéns pela atitude de compartilhar seu conhecimento e compartilhar essa história.

:-)

Thaís Bazzo disse...

Post mto seu ... com a sua essência...
E com a atitude que qualquer pessoa que quer crescer deviria ter!

LUV. ever!!!

Marcos disse...

Marcos Fernando.
Para mim é um prazer postar este comentário: uma das coisas que engrandece o homem é a HUMILDADE isso é muito lindo na vida do ser humano, compartilhar aquilo que aprendemos é uma honrra, o que seria de nós sem os nossos professores?
Diego adiante da honra vai a humildade, continue assim vc tem honra, é humilde, e irá crecer cada vez mais.
Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
Provérbios de Salomão.
Atenciosamente: Marcos

Thaís disse...

Di, compartilho cada palavra sua, pois também vivo essa realidade hoje, no meu caso, ainda tive a grande sorte de recorrer no meu aprendizado (que ainda não acabou e acho que nunca acabará) à um curso de graduação com chefs muito capacitados, mas sempre tive essa iniciativa de ir buscar o conhecimento, independentemente da onde ele estivesse, e nessa trajetória ouvi muitos "nãos" ou caras feias quando questionava uma receita, uma técnica nova, enfim...e hoje, assim como você, dou alguns cursos e aulas em faculdades e posso garantir: não tem nada mais prazeroso que ver uma sala, cheia de pessoas que muitas vezes não "manjam" nada do assunto, sairem de lá satisfeitas e orgulhosas daquilo que aprenderam!! Contiune sempre assim, com a certeza que estamos fazendo "a diferença" pra muitos apaixonados nesse mundo da confeitaria!!! Grande abraço, Thaís Cohen

Um chocolate disse...

Eu te adimiro por isto !!!

Michelle Minchilo disse...

Oi Diego! Estou encantada...
Trabalho com doces há 2 anos... na verdade, conheci a beleza de uma vida doce bem pequena, com minha vó e minha mãe... decidi então seguir esta paixão...
Não vejo a hora de poder fazer um curso com você... aprender cada vez mais e repassar a outras pessoas tudo o que sei. Acho que ao mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos um pouquinho mais. Tudo nesta vida é uma troca. Continue com esta beleza de alma e assim você chegará longe! Muita paz e saúde! Espero te encontrar em um curso breve, breve! Michelle

Isabela Tibo disse...

Oi Diego, adorei o post e concordo com tudo! É realmente maravilhoso compartilhar conhecimento.
Abs,
Isabela