terça-feira, 22 de junho de 2010

Ensinamento

Boa Noite!

Essa semana estou inspirado, portanto, segue mais um assunto interessante a ser repartido com vocês.

Há aproximadamente 06 anos venho ministrando cursos de confeitaria. 
Minhas primeiras experiências foram com a Harald e confesso que durante alguns meses não foram muito positivas. Ensinar e lidar com pessoas, pode ser algo extremamente prazeroso ou em alguns casos, tenebroso, principalmente para um jovem inexperiente.

Após algum tempo e com um pouco mais de experiência, passei a me aventurar com cursos na Chocolândia, onde conheci pessoas que ainda tenho como amigas atualmente.

De lá, literalmente saltei para meus cursos particulares, todos planejados e organizados por mim, os quais felizmente realizo até os dias de hoje.

Desde o início, perdi as contas de quantas pessoas me disseram que o que eu estava fazendo era uma grande estupidez, afinal de contas, onde já se viu dividir os conhecimento adquiridos ao longo de minha carreira com pessoas que não conhecia e possivelmente seriam minhas "concorrentes" num futuro não tão distante (?) (!).

Confesso que nunca levei em consideração, apesar de sempre ouvir educadamente tudo o que me "aconselhavam".

Vou explicar o motivo:

Desde o início de minha carreira, sempre recorri aos livros como minha principal fonte de consulta e aprendizado. Nunca tive muitos amigos Chefs e os poucos que procurei durante minha adolescência, se negavam a auxiliar-me pois sentiam-se ameaçados ao compartilhar seus conhecimentos (!).
Tudo que aprendi, foi, literalmente, na raça. Erro atrás de erro, noites em claro, choro, momentos de stress e desespero, porém, sempre achei que quando tivesse um nível de conhecimento adequado, passaria a dividir com aqueles que, assim como eu, queriam aprender.

Dividir nunca é demais!!!

Quando meus cursos passaram a atrair interessados, fui descobrindo que eu não estava formando "concorrentes", na verdade, conquistando amigos e auxiliando na formação de Confeiteiros Brasileiros, aqueles realmente apaixonados pela arte de confeitar e adoçar a vida.

Impossível descrever a satisfação em saber que tudo aquilo que você aprendeu, é compreendido, aplicado e em alguns casos repassado a inúmeros profissionais.

Portanto meus caros, hei de confessar que dividir conhecimento engrandece a alma e atrai semelhantes.

Ensinem! Dividam! Conquistem!


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." 

(Cora Coralina)




Viva a Confeitaria Brasileira!




6 comentários:

Thaís Bazzo disse...

Post mto seu ... com a sua essência...
E com a atitude que qualquer pessoa que quer crescer deviria ter!

LUV. ever!!!

Unknown disse...

Marcos Fernando.
Para mim é um prazer postar este comentário: uma das coisas que engrandece o homem é a HUMILDADE isso é muito lindo na vida do ser humano, compartilhar aquilo que aprendemos é uma honrra, o que seria de nós sem os nossos professores?
Diego adiante da honra vai a humildade, continue assim vc tem honra, é humilde, e irá crecer cada vez mais.
Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
Provérbios de Salomão.
Atenciosamente: Marcos

Thaís disse...

Di, compartilho cada palavra sua, pois também vivo essa realidade hoje, no meu caso, ainda tive a grande sorte de recorrer no meu aprendizado (que ainda não acabou e acho que nunca acabará) à um curso de graduação com chefs muito capacitados, mas sempre tive essa iniciativa de ir buscar o conhecimento, independentemente da onde ele estivesse, e nessa trajetória ouvi muitos "nãos" ou caras feias quando questionava uma receita, uma técnica nova, enfim...e hoje, assim como você, dou alguns cursos e aulas em faculdades e posso garantir: não tem nada mais prazeroso que ver uma sala, cheia de pessoas que muitas vezes não "manjam" nada do assunto, sairem de lá satisfeitas e orgulhosas daquilo que aprenderam!! Contiune sempre assim, com a certeza que estamos fazendo "a diferença" pra muitos apaixonados nesse mundo da confeitaria!!! Grande abraço, Thaís Cohen

Pierre Alvez disse...

Eu te adimiro por isto !!!

Michelle Minchilo e Flávia Leão disse...

Oi Diego! Estou encantada...
Trabalho com doces há 2 anos... na verdade, conheci a beleza de uma vida doce bem pequena, com minha vó e minha mãe... decidi então seguir esta paixão...
Não vejo a hora de poder fazer um curso com você... aprender cada vez mais e repassar a outras pessoas tudo o que sei. Acho que ao mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos um pouquinho mais. Tudo nesta vida é uma troca. Continue com esta beleza de alma e assim você chegará longe! Muita paz e saúde! Espero te encontrar em um curso breve, breve! Michelle

Isabela Tibo disse...

Oi Diego, adorei o post e concordo com tudo! É realmente maravilhoso compartilhar conhecimento.
Abs,
Isabela