quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Valorização da Arte

Olá pessoal!

Ontem, após uma palestra sobre Processo Criativo em Confeitaria Artística, tentei explicar de modo simples como dou vida ao que visualizo em meus pensamentos.

Abordei vários assuntos, mas o que gerou maior discussão e certa polêmica foi a respeito da valorização do artista.

Após alguns anos atuando no mercado de confeitaria, já passei pelas mais diversas experiências extremamente boas e extremamente ruins.
Hoje, posso afirmar claramente que os BONS profissionais não são devidamente valorizados, pela mídia e público em geral.

Vou explicar:

Mídia: Para os que acabam se envolvendo, nota-se que há supervalorização de indicações e preferência por pessoas do mesmo círculo de amigos, sem contar que em alguns casos o fator $$$ fala muito alto.
São raros os casos em que o profissional está ali, por realmente ser MUITO BOM no que faz e se destacar da grande maioria.
Ele não puxa saco de ninguém, não tem contatos importantes, não é rico.

Ele é BOM, muito bom no que faz. Simples assim!


Público: Certamente pela escassez de informação e respeito ao BOM profissional, o mesmo não fica conhecido pela massa MANIPULADA pela mídia. Logicamente esse não é o único motivo.
A arte é bela, encanta, ilumina, engrandece, mas eu pergunto, há conscientização e incentivo cultural suficiente para que as pessoas REALMENTE apreciem arte?


Não!

Tenho conversado com alguns BONS profissionais e fico chateado em saber que cogitam a possibilidade de deixarem o Brasil e partirem para outros países, onde valoriza-se a arte e acima de tudo o profissional.

Por quê não conscientizar as pessoas de que o lugar de BOM profissional é no Brasil? Por quê ele precisa ir embora para passar a ser valorizado? Por quê essa valorização desenfreada do que vem de fora?


Estamos perdendo BONS profissionais, na mesma velocidade que perdemos a amazônia e ingredientes GENUINAMENTE BRASILEIROS para "gringos".

Valorize o BRASIL!
Valorize o BOM e VERDADEIRO profissional!
Valorize a ARTE!

A hora é agora!

Viva a confeitaria BRASILEIRA!





Nenhum comentário: